Grupo Temático (GT) Anticorrupção da Rede Brasil do Pacto Global da ONU

Fundada em 2003, a Rede Brasil do Pacto Global da ONU representa hoje a 4a maior rede local, com mais de 700 signatários. A Rede Brasileira realiza ações colaborativas lideradas pelo setor privado, por meio da construção de parcerias com os mais diversos setores, sejam eles da sociedade civil, governos e sistema ONU.

O décimo princípio anticorrupção do Pacto Global das Nações Unidas convoca as empresas a combaterem todas as formas de corrupção, em alinhamento com suas estratégias e operações. Com o advento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), as chamadas Metas Globais, a questão ganhar maior visibilidade devido ao ODS 16, “Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o Desenvolvimento Sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”.

Mais especificamente na meta 16.5, busca-se “reduzir substancialmente a corrupção e o suborno, em todas as suas formas”. O Grupo Temático Anticorrupção da Rede Brasil do Pacto Global atua apoiando as empresas nessa aplicação. Promovemos espaços para o aprendizado, para o diálogo construtivo e para trocas de experiências, influenciando pessoas e empresas e propiciando o entendimento dos riscos e das oportunidades no combate à corrupção.

Para isso, temos realizado workshops para discussão da importância de programas de compliance efetivos, apresentando as melhores práticas de prevenção e mitigação de riscos de corrupção. Além disto, promovemos a transparência do setor privado a partir de publicações como o Caderno do Pacto: Anticorrupção e o Guia de boas práticas para o combate à corrupção do mercado internacional.

Finalmente, em parceria com o UN Global Compact, o GT está trabalhando com diversos setores da sociedade a fim de identificar as oportunidades para ações coletivas de combate a corrupção no Brasil e irá fornecer uma plataforma de aprendizado e diálogo no tema, trazendo stakeholders relevantes para identificar desafios cruciais e modos de solucioná-los de forma coletiva.

Gostaríamos de compartilhar a experiência com nosso Treinamento de Avaliação de Risco de Corrupção:

O objetivo do treinamento é capacitar os participantes para a aplicação do guia de Avaliação de Risco de Corrupção, desenvolvido pelo UN Global Compact, em parceria com a Deloitte. É apresentada a metodologia de identificação, avaliação e gereciamento dos riscos de corrupção e as práticas de priorização destes riscos para a gestão dos programas de compliance.

ARQUIVOS DO PROJETO