Ler, Escrever e Pensar: Conscientizar Para Transformar

A proposta tem por objetivo conscientizar o estudante acerca da prevenção à corrupção ao retirá-lo da sua zona de conforto enquanto ser social e levá-lo a conhecer, pensar, avaliar, incomodar-se com a realidade e agir, de modo a tornar-se um agente de transformação social, através da politização, estudo constante, da interação e do pleno exercício da cidadania.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Prevenir a corrupção através de atividades vinculadas à leitura, escrita, à pesquisa e ao debate acerca da temática

• Estimular a formação do senso crítico dos estudantes

• Fomentar o pleno exercício da cidadania

PRINCIPAIS TÓPICOS ABORDADOS E FORMAS DE ABORDAGEM ADOTADAS:

• Os principais tópicos abordados são a prevenção da corrupção, cidadania, formação do senso crítico, consciência política, transformação social, dentre outros. Esses tópicos são abordados através da adoção de mecanismos como leitura, escrita, pesquisa e debates.

Assim como a atividade de prevenção primária à corrupção tem a finalidade estimular a formação de um conjunto de valores na formação de crianças, adolescentes e adultos, o projeto “Ler, escrever e pensar: conscientizar para transformar” tem a proposta de suscitar, em estudantes do 9° ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio dos municípios envolvidos, a conscientização a respeito do seu papel como cidadão e ser social, incentivando a formação de valores como justiça, responsabilidade, respeito, integridade e proatividade, levando-o a conhecer, pensar, avaliar, incomodar-se com a realidade e agir, de modo a tornar-se um agente de transformação social.

ARQUIVO DO PROJETO